Institucional USIMINAS


O Instituto Cultural Usiminas consolida-se como um dos mais notáveis e perenes testemunhos de cidadania corporativa que se tem notícia na indústria brasileira. Criado em 1993, a Usiminas inovou com o objetivo de sistematizar os investimentos culturais de suas empresas e implantar projetos culturais de longo prazo. Desde então... luzes, câmera e muitas ações! Ao longo de sua história – contando sempre com o apoio das leis de incentivo à cultura – o Instituto Cultural Usiminas já patrocinou 1800 projetos em mais de 50 municípios do Brasil. Números que ganham vida nos palcos, salas de aula, livros, imagens, sons e movimentos que estão aí por este Brasil afora, educando as emoções e encantando as pessoas.

O fruto deste trabalho, ao longo de todos esses anos, tem sido colhido com muito carinho e satisfação. Em sua trajetória o Instituto pôde ver, apoiar e participar de projetos que nasceram da iniciativa de produtores e, hoje, ganham repercussão nacional e internacional. É o caso do ENARTCi, que  chega à sua 10ª edição de forma consistente, amadurecida e sempre inovadora, fomentando a dança contemporânea e contribuindo para a construção de novos saberes por intermédio das artes, especialmente a do corpo.

A Usiminas é parceira do ENARTCi desde a sua primeira edição, uma vez que o projeto traduz uma trajetória de contribuição para a alfabetização do olhar e experimentação de novas linguagens e universos. Uma contribuição que possibilita à Arte o desempenho do seu papel: questionar, provocar reflexão, aprimorar e até transformar a experiência simbólica de mundo dos cidadãos, promovendo a evolução do conhecimento.

Desejamos muito mais sucesso ao ENARTCi. E que cada vez mais este “lugar de encontrar o outro” desperte sentidos, transforme pessoas, vidas e realidades; especialmente na dança.

Instituto Cultural Usiminas